Como conquistar um emprego na crise?

Como conquistar um emprego na crise?

A demanda de oportunidades de emprego tem diminuído gradativamente, tal situação ocorre em consequência das organizações estarem buscando um corte de custos. Porém não se desespere!

Normalmente em períodos de crise a competitividade entre os candidatos é maior, em consequência da oferta de recursos humanos qualificados e motivados em busca de uma oportunidade, é nesse momento que muitas empresas buscam também a oxigenação do seu quadro de funcionários por pessoas mais qualificadas e que atendem melhor as necessidades da empresa, abrindo suas chances no mercado de trabalho.

Mas atente-se, pois como foi mencionado: As empresas estão em busca de pessoas qualificadas, portanto prepare-se para enfrentar o mercado de trabalho.

Aqui vão algumas dicas de investimento profissional:

Invista em seus conhecimentos:

As empresas atualmente buscam para o seu quadro de funcionários pessoas atualizadas, que possam agregar valores através de sua capacidade profissional e pessoal. Se você não tem recursos financeiros para investir, aposte em cursos online, palestras disponíveis na internet, blogs com relatos profissionais, artigos, livros e etc.

Feiras e palestras:

Participe de eventos corporativos, principalmente próximos da sua área de atuação, pois além da possibilidade de troca de conhecimentos, você poderá maximizar o seu network, muito importante na vida profissional e ao qual se deve estar sempre mantendo contato independentemente se você está precisando, mas procure sempre estar compartilhando ideias e conhecimentos.

Abra novos horizontes:

Enquanto você não consegue uma vaga de emprego, uma opção para conquistar uma renda extra e fazer novos contatos, é através de consultoria. Faça um cartão de visita, blog, linkedin e anuncie a sua prestação de serviços, use a mídia digital a seu favor! Em meio à crise é necessário abrir novos horizontes e investir em diferentes oportunidades.

Autovalor:

O que mais pode surgir são oportunidades de empregos que não se enquadram em sua especialidade de atuação, ou que ofereça um salário inferior ao esperado. Antes de dizer um Sim ou Não sem pensar duas vezes, avalie!!! Pois você poderá estar gerando um investimento ou adquirindo um prejuízo.

Investimento:

Quando a vaga não atende completamente suas expectativas em termos financeiros ou especialidade na sua área de atuação, contudo você está disposto a obter novos conhecimentos e identifica-se com tal oportunidade. Lembre-se que atualmente profissionais generalistas estão cada vez mais valorizados.

Prejuízo:

Quando você aceita a vaga de emprego por desespero, sem avaliar os prós e contras que a vaga oferece, ou quando a oportunidade não lhe agrega em sua vida profissional, mas diminuindo sua motivação e em consequência também o seu valor profissional.

A crise é uma realidade, entretanto é essencial não se acomodar e esperar que tudo volte ao normal, mas atentar-se às novas oportunidades sem medo de arriscar, aprender, e crescer profissionalmente. O mercado de trabalho é trajeto onde só os visionários destacam-se.