Integração durante o período de experiência

Integração durante o período de experiência

Sabe-se que os primeiros 90 dias em um emprego são decisivos quanto à permanência de um novo colaborador, o que causa bastante aflição e estresse, pois o novato sente-se pressionado em mostrar suas competências de forma extraordinária, além da preocupação de socializar-se rapidamente com os demais colegas.

É na socialização onde são apresentadas as competências comportamentais, as mais dependentes de uma boa integração e que na maioria dos casos é a principal responsável pela descontinuidade ao final do contrato de experiência.

Então… Como se integrar na empresa da forma mais favorável possível?

Embora algumas empresas ofereçam o processo de integração, se faz necessário que o funcionário crie sua própria estratégia para se inserir de forma positiva na organização. Recebendo o apoio da empresa, porém não dependendo 100% desta ação.

Portanto, comece por buscar entender a cultura organizacional, este fator influenciará bastante nas suas atividades e principalmente em seu relacionamento com os colegas de trabalho.

Pense… Como conversar com um alemão (que só entende alemão) em hebraíco? Sem chances! Da mesma forma será o relacionamento na empresa. É necessário entender a “língua” dos seus novos colegas; o que eles pensam; o que tem em comum; seus valores; como costumam vestir-se e etc. A partir do conhecimento da cultura da empresa, que reflete nas atitudes dos funcionários atuais, busque absorver, fazendo com que em seu comportamento e tarefas venham resplandecer tal essência.

Além da convivência com colegas em seu setor, busque de alguma forma ao menos conhecer as pessoas dos demais setores, será uma oportunidade de conhecer mais sobre a empresa e adquirir mais contatos que futuramente poderão lhe ajudar de alguma forma.

Seja visto e lembrado! E é claro, de uma forma positiva.

Os primeiros meses são os mais difíceis, mas busque manter o equilíbrio e sempre tirar um tempo para analisar se suas atitudes estão trazendo-lhe bons resultados; e acredite que uma hora você já estará adaptado à nova realidade e até mesmo enfrentando novos desafios. Logo, mantenha-se perseverante!

Estas foram nossas dicas de hoje, continue acompanhando o nosso site para mais informações.